quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Feira da Agricultura Familiar de município do Mais IDH completa um ano de sucesso



Feira da Agricultura Familiar de município do Mais IDH completa um ano de sucesso

A feira da agricultura familiar no município de Santana do Maranhão, município atendido pelo programa do Governo do Estado, o plano ‘Mais IDH’, completa um ano de muito sucesso. Em sua 27º edição realizada nesta quarta-feira, 21, os feirantes aprovaram o espaço onde comercializam seus alimentos fresquinhos, saudáveis e com preços acessíveis.
No município de Santana do Maranhão são atendidas 300 famílias que receberam fomento de R$ 2.700,00 reais para a implementação do sistema de produção, com destaque para criação de aves, pequenos animais e cultivo de hortaliças. Com o resultado positivo da produção, que visa primeiramente a segurança alimentar e nutricional das famílias, o excedente da produção está sendo comercializada gerando renda e dignidade as famílias.
Dona Francisca Maria conta que sempre viveu da agricultura familiar que, junto com seu esposo criou sete filhos e tudo que produzia era para o consumo da família. Com a realização das feiras da agricultura familiar a situação financeira da família melhorou bastante e agora ela só tem um desejo: Que a feira nunca acabe.
Para a realização da feira o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar-  SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão -  ITERMA) entregou 10 kits feiras composto por barracas, balanças, gaiolas, jalecos para as famílias que recebem acompanhamento e assistência técnica.
“É muito significativo o impacto do plano como um todo. As pessoas estão produzindo e comercializando produtos da agricultura familiar com incentivo financeiro e apoio técnico, as famílias estão recebendo kit feira para comercializar o excedente da produção porque quem planta, colhe e vende, gerando renda e dignidade. É essa transformação que estamos realizando na agricultura familiar do Maranhão”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares.
 “O Mais IDH é uma grande resposta para o Maranhão, é um novo olhar para quem era invisível. Renda, dignidade e qualidade de vida é uma realidade nos 30 municípios atendidos pelo Mais IDH”, finalizou Adelmo.
O engenheiro agrônomo do Sistema SAF,Jorge Ricardo, que acompanha as famílias no município de Santana do Maranhão, conta que não existia feira no município, que os alimentos vinham do Ceará e comercializados toda quinzena na cidade. Com a realização da Feira, que é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, toda semana os agricultores familiares têm a oportunidade de comercializar sua produção movimentando a economia local.
“Além da geração de renda, as conquistas não param por aí. Nesse período os técnicos do Mais IDH, juntamente com a prefeitura municipal, conseguiram aprovar junto a câmara municipal o Regimento da Feira Livre da Agricultura Familiar, onde contém todas as orientações, direitos e deveres da prefeitura e dos feirantes”, explicou Jorge Ricardo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário